Podem a arquitetura e o design reverter a mudança climática? O arquiteto Stefano Boeri acredita que sim. A Floresta Vertical de Boeri, projeto que combina as esferas naturais e urbanas através da biodiversidade e do reflorestamento, já se concretizou em Milão, está atualmente em construção em Pequim e logo será construída em Xangai. (Assista ao vídeo para saber mais sobre os projetos de florestais verticais de Boeri).
No entanto, no caso de a humanidade não conseguir reverter as mudanças climáticas, a SBA China e o Future City Lab da Universidade de Tongji imaginam uma nova Xangai no ano 2117 ... em Marte. O projeto Vertical Forest Seeds on Mars [Sementes de Florestas Verticais em Marte], estará em exibição na exposição SUSAS 2017 no porto de Minsheng, em Xangai.
A proposta começa com "sementes ecossistêmicas" que viajariam através de um terminal espacial interplanetário e se enraizariam em Marte para criar uma atmosfera adequada para plantas e vida humana. Com a ajuda do aplicativo Archi Maker, os visitantes podem experienciar a futura cidade marciana.
Este festival cultural de renovação urbana não seria possível sem aproximadamente 200 notáveis arquitetos, artistas e curadores em todo o mundo. Além de Boeri, entre os participantes estão o reitor da Escola de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Tongji, Lee Xiangning, o crítico internacional e artista independente, Fang Zhenning e os co-curadores Guo Xiaoyan, Feng Lu e Tommaso Sacchi.
A exposição SUSAS 2017 deste ano tem como objetivo explorar o futuro do espaço público enquanto espaço compartilhado, e oferece aos visitantes a oportunidade de ver arquiteturas futuristas, propostas de planejamento urbano, arte e design, de 15 de outubro a 15 de janeiro de 2018.
Title
Shanghai Urban Space and Art Season 2017Type
ExhibitionOrganizers
From
15 de Outubro de 2017 10:30 AMUntil
15 de Janeiro de 2017 05:00 PMVenue
Minsheng Port, Pudong New Area, ShanghaiAddress